Após a entrada em vigor da Reforma da Previdência na data de 13/11/2019 algo está chamando a atenção dos segurados: até o momento ainda não estão sendo concedidas as aposentadorias pelas novas regras da Nova Previdência.

O motivo disso é incapacidade do sistema do INSS se adaptar as novas regras e metodologias de cálculo trazidas pela Reforma.

De acordo com o INSS não há prazo para que o sistema comece a funcionar com as novas regras trazidas pela Reforma da Previdência e até lá os pedidos de aposentadoria se acumulam em níveis alarmantes.

Os benefícios que não estão sendo represados em virtude da alteração do sistema do INSS e estão sendo analisados normalmente são:

  • Auxílio Doença;
  • Benefício de Prestação Continuada à idosos e pessoas com deficiência;
  • Salário Maternidade;
  • Auxílio Reclusão;
  • Pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus.

Os pedidos de aposentadoria pelas regras antigas, ou seja, de quem já tinha o direito adquirido, estão sendo analisados normalmente.

Prazo do INSS

O prazo do INSS para decidir quanto ao pedido de aposentadoria, pelas regras atuais, é de no prazo máximo 45 dias, porém na prática muitos benefícios aguardam meses de espera na fila para análise do pedido de aposentadoria.

Ressalta-se que caso seja deferido o benefício, o INSS efetua o pagamento dos atrasados ao segurado desde à data da entrada do pedido de aposentadoria.


Você já conhece todas as Regras trazidas pela Reforma da Previdência? Clique no botão abaixo e faça o Download Grátis do nosso eBook!

Ocorre que, muitas vezes a demora na concessão dos benefícios prejudica os segurados que dependem do benefício para subsistência, pois a aposentadoria constitui renda de caráter alimentar.

Sendo assim, é possível o manejo de ação judicial com o intuito de cobrar celeridade na análise do pedido de aposentadoria feito pelo segurado.

Para isso a dica é buscar escritórios especializados no Direito Previdenciário que possam encontrar caminhos e lhe auxiliar a ter o melhor e mais rentável benefício de aposentadoria possível.

Se você tiver alguma dúvida ou se quiser enviar uma sugestão/crítica ou elogio, envie uma mensagem para nós CLICANDO AQUI, que lhe responderemos em seguida.

Aposentadoria do Médico após a Reforma da Previdência
Governo mobiliza 7 mil militares para ajudar INSS

Inscreva-se para receber nossas novidades!

Área de Interesse

Últimas postagens

Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

Tire suas dúvidas com a gente!

Menu