Pergunta frequente feita pelos nossos clientes é sobre como saber quanto tempo de serviço possui junto ao INSS.

Tal resposta é fundamental para haver um planejamento previdenciário e o não desespero com as mudanças que serão trazidas pela Reforma da Previdência.

A notícia boa é que o segurado do INSS consegue tal documento sem sair de casa!!

Fácil né? Sim, basta acessar o site do INSS (meu.inss.gov.br), fazer o cadastro, responder algumas perguntas sobre a sua vida laboral, gerar a senha e clicar na aba na esquerda do site chamada “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Caso haja alguma inconsistência nas respostas exigidas no site, basta se dirigir a uma agência do INSS para liberar a senha do “Meu INSS”.

Com o documento em mãos, faça uma análise e verifique se ali aparecem todas as suas contribuições ao INSS ao longo da sua vida laboral.

Se por acaso, não constar algum período que você contribuiu, se dirija ao INSS e tente identificar qual foi o problema. Talvez seja necessário levar documentos que comprovem a contribuição realizada.

Sobre este tema, temos um artigo no site falando exatamente sobre como proceder quando não consta no extrato CNIS as contribuições realizadas ao INSS, basta clicar aqui para saber mais.

Após analisar o CNIS e as suas carteiras de trabalho, é interessante pensar em qual benefício lhe seria mais vantajoso, ou se teria como acrescentar tempo de serviço trabalhado em locais insalubres/perigosos (chamado período especial) ou mesmo averbar períodos trabalhados como servidor público.

Se o segurado já tiver completado o tempo de contribuição para a aposentadoria é interessante verificar, como ficaria o Fator previdenciário na sua aposentadoria.

Há situações onde o segurado se aguardar mais alguns meses/anos terá um benefício muito mais vantajoso, sem a incidência do Fator Previdenciário, como por exemplo, na aposentadoria por pontos.

Outra dica é não se desesperar e acabar dando entrada na aposentadoria no INSS sem saber ao certo qual será o valor do benefício, pois muitas vezes o segurado acaba tendo um valor de benefício baixo, por conta do Fator Previdenciário.

Por isso a recomendação mais valiosa de hoje é, retire “Extrato Previdenciário (CNIS)” do site do INSS, analise os períodos com as suas carteiras de trabalho para saber se está tudo correto e se possível busque um advogado especialista e faça o Planejamento Previdenciário de sua aposentadoria.

Somente assim, o segurado terá a certeza que escolheu o melhor beneficio de aposentadoria e o mais vantajoso.

Ficou interessado no Planejamento Previdenciário, então clique aqui e fale com a gente.

Somos especializados em Direito Previdenciário

Tire suas dúvidas com a gente e garanta uma aposentadoria justa para você.

Os Estados e o endividamento com os servidores públicos
5 Dúvidas sobre a Paridade de Vencimentos

Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

Últimas publicações

Leia também