A Aposentadoria Especial é uma forma de aposentadoria que exige muita atenção do segurado, e no caso do Médico não é diferente.

Porém, você médico, sempre preocupado com as atribulações que a profissão traz, precisa também se planejar para a hora que optar em solicitar seu benefício previdenciário!

Você verá que planejando tudo será muito mais fácil!

1 – Organização de Documentos

Comece com a organização dos documentos, vale buscar carteira profissional, do período em que foi empregado, bem como os laudos PPPs (Perfil Profissiográfico Previdenciário), pois, esses serão fundamentais no momento de comprovação do período de insalubridade, bem como, outros documentos de consultório, entre eles, alvarás, fichas de atendimento de pacientes, entre outros.

No caso do médico autônomo cabe a tal profissional emitir através de empresas especializadas em segurança do trabalho a confecção do LTCAT que é o Laudo das Condições Ambientais de Trabalho, além dos documentos acima mencionados.

Para o médico servidor, vale buscar as portarias de nomeação, bem como, exigir do órgão em que se encontra nomeado a confecção de laudos de PPP.

Um fato muitas vezes desconhecido pelos médicos, é sobre o período de residência. Afinal, esse período pode ser considerado para a Aposentadoria? Clique aqui e saiba mais!

É muito importante ter em mente, que mesmo que a Aposentadoria pareça distante, manter seus documentos organizados pode fazer toda a diferença no futuro, evitando um processo moroso e com perdas financeiras.

2 – Planeje-se

Planejar é fundamental para toda pessoa que busca mais equilíbrio e tranquilidade para sua vida e com o médico não é diferente!

A profissão do médico vem acompanhada de muita qualificação e sobrecarga de trabalho, o que pode acabar acarretando problemas de saúde inesperados, que podem forçar uma aposentadoria precoce.

Em outros casos, a simples decisão de não dar continuidade à essa exposição profissional, pode abreviar a carreira.

Por possibilidades como essas, o planejamento se torna algo indispensável na vida do médico!

Mas qual a hora certa de começar um planejamento?

A resposta é simples: agora!


Quer saber mais sobre o Planejamento de Aposentadoria? Então não perca tempo e baixe gratuitamente o nosso eBook sobre o Planejamento Previdenciário!


3 – Não adie a sua Aposentadoria

Adiar a aposentadoria pode significar perda de dinheiro!

Essa dica parece estranha no começo, mas, se observarmos os profissionais da saúde e, em especial, os médicos, costumam adiar a aposentadoria com a ideia de que são muitos novos para parar de trabalhar.

Porém, o que muitos não sabem, principalmente os médicos da iniciativa privada é que requerer a aposentadoria, não está relacionado a ter que encerrar todas as atividades, e isso vem sendo garantido pelo Judiciário, que tem dito que a Aposentadoria Especial não impede a continuidade do exercício da profissão.

No caso do médico servidor, se ele exercer outro cargo, seja na iniciativa privada como médico, ou em órgão público em função administrativa, poderá também requerer sua aposentadoria.

Se analisarmos que um médico pode se aposentar aos 52 anos em média, se ele fizer essa opção somente após aos 62 anos e, ele contribui para o INSS sobre o teto que hoje é de R$ 6.101,06, ele terá perdido simplesmente nessa década a importância de R$ 732.127,20, isso sem contabilizar os juros.


Agora que você já sabe que organizar os documentos, fazer a contagem do tempo, verificar o período especial e saber quanto tempo tem pela frente, são itens fundamentais para um melhor aproveitamento do benefício previdenciário, do que adiar e deixar tudo para depois e que pode te custar caro, não vai querer adiar a sua Aposentadoria, não é mesmo?

Ou vai querer perder dinheiro?

Se você tiver mais alguma dúvida sobre a Aposentadoria Especial do Médico? Entre em contato conosoco CLICANDO AQUI, que lhe responderemos em seguida.

Qual é o Tempo Médio para a Concessão de Aposentadorias e Pensões no INSS?
Quais as Vantagens de Pagar INSS morando no Exterior?

Inscreva-se para receber nossas novidades!

Área de Interesse

Últimas postagens

Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

Tire suas dúvidas com a gente!

Menu