Quando você inicia no Serviço Público, acredita que irá permanecer no mesmo cargo ou função durante toda sua carreira.

Mas a realidade é bem diferente! O movimento de troca no funcionalismo público é maior do que o imaginado, principalmente nas esferas municipais e estaduais, mas podendo também ocorrer na esfera federal.

É ai que entra a importância de Planejar sua Aposentadoria.

Para ajudar a entender o que é, e qual a importância do Planejamento Previdenciário para o Servidor Público, separamos essas 3 Dicas, confira!

1ª dica – Prepare-se para mudanças de carreiras

Ao contrário do passado, hoje vemos servidores, se alternando, dentro do próprio serviço público em cargos, funções e carreiras, entre as esferas municipal, estadual e federal.

Entre os principais erros cometidos pelos servidores, temos as impensadas averbações de tempo de contribuição, com a ideia de muitas vezes, promover vantagens remuneratórias, ou somente contabilizar o tempo de serviço.

No caso das vantagens, até que o servidor está correto, porém, já vimos casos, em que, os mesmos fizerem a averbação, sem efetuar primeiramente um planejamento previdenciário, e acabaram se arrependendo, pois, o que de forma imediata significou um ganho financeiro, em período posterior, significou a perda de um segundo benefício previdenciário, em outro regime.

A legislação e judiciário, não permitem mais a desaverbação de tempo de contribuição, que tenha gerado vantagens remuneratórias, mesmo que haja excesso de tempo de contribuição na carreira em que o servidor se encontra.

Para aqueles servidores que interrompem sua carreira no serviço público e, voltam para atividade privada, saber planejar é ainda mais importante!

2ª Dica – Fique atento às Atividades Especiais

Muitos Servidores, em especial da área da saúde que, por entender que no serviço público, não há uma legislação específica sobre a Aposentadoria Especial, não dão a devida atenção à esse período, o que pode acarretar em um tempo maior de tempo de trabalho.

Apesar disso, o judiciário tem entendido de forma favorável aos servidores!

Outro entendimento que prejudica os servidores, é acreditar que, não exercendo o serviço público, em atividade especial, durante o mínimo exigido para ter direito a uma aposentadoria especial, não tem direito de converter tal período especial em comum e, com isso, aumentar seu tempo de contribuição e se aposentar antes.

Dica – Analise os documentos antes de efetuar o pedido de Aposentadoria

Um ponto muito comum, aos Servidores é, efetuar o pedido de Aposentadoria, com documentação incompleta e sem calcular seu benefício previdenciário, ficando a mercê do entendimento dos órgãos responsáveis. Isso pode lhe gerar os seguintes equívocos que acabam prejudicando sua aposentadoria. Entre os mais vistos, temos:

  • Calcular errado o valor do benefício previdenciário;
  • Contribuições previdenciárias que são “esquecidas”;
  • Períodos não considerados de outras funções e cargos ou regimes;
  • Negativa de averbação de período sem motivo plausível.

Exemplo

Um Servidor Federal, que faltando 4 anos para se aposentar, procurou o escritório para averbar um período que possuía no Município.

Com o Planejamento Previdenciário, concluiu-se que deveria ser feito um procedimento de averbação.

Passados os 4 anos, no momento da aposentadoria, o órgão que já havia concedido a averbação, voltou a negar o período que anteriormente já estava averbado administrativamente. Como estava bem assessorado, após uma defesa administrativa fundamentada, houve novamente o reconhecimento do período averbado e, consequente, aposentadoria, com o valor do benefício previdenciário mais vantajoso previsto com o planejamento.

Essa é a importância do Planejamento Previdenciário!

Não somente para o Servidor que estiver próximo da aposentadoria, como aquele que passa por uma mudança em sua carreira.

Para você saber mais sobre a Aposentadoria do Servidor Público, montamos o Guia Prático: Servidor Público – Entenda sua Aposentadoria, que pode ser baixado gratuitamente clicando na imagem abaixo!

Leia mais sobre o Direito do Servidor Público

Aposentadoria nos Estados Unidos – Entenda como Funciona
Acordo Previdenciário Brasil x Portugal – Saiba Como Funciona!

Últimas postagens

Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

Tire suas dúvidas com a gente!

Menu