Você recebe aquela proposta profissional para trabalhar em outro país ou você resolve, como autônomo dar uma guinada na carreira e ir para o exterior viver outros mercados profissionais?!

Carreira profissional: ok! Mas e sua aposentadoria?! Já pensou nela? Não?!

Fique calmo, estamos aqui para lhe ajudar!

Após a adaptação inicial com novo trabalho, residência, vizinhos e o idioma, continuar PLANEJANDO seu futuro, deve ser tido como prioridade, pois, sabemos que todo trabalho tem um ciclo a ser cumprido e, portanto, a APOSENTADORIA também deve fazer parte dele.

Por que planejar a Aposentadoria no Exterior é Importante?

Planejar é sempre importante quando queremos alcançar objetivos rentáveis no futuro, e com a aposentadoria isso não é diferente!

Quando o Brasileiro está no exterior há várias possibilidades de se aposentar, como por exemplo:

a) Aposentadoria pelas regras do INSS no Brasil;

b) Aposentadoria pelas regras do país que reside no exterior;

c) Aposentadoria proporcional nos dois países (no Brasil e no país de residência), utilizando os Acordos Internacionais de Previdência;

Viu? são muitas as opções de aposentadoria e também há desafios a serem planejados dependendo do país no qual você reside.

Podemos citar o caso dos Estados Unidos, hoje é o país com a maior comunidade brasileira no exterior. Apesar da qualidade de vida e das oportunidades serem mais abundantes, os Estados Unidos possuem um sistema de saúde bem diferente do nosso aqui no Brasil. Assim, o brasileiro que decide se aposentar nos Estados Unidos precisa levar em conta esse fato no seu planejamento previdenciário, pois precisará de renda suficiente na aposentadoria para arcar com as despesas de saúde na velhice.

Outro detalhe é que o Direito Previdenciário em si já é bem complexo e cheio de regrinhas e o Direito Previdenciário Internacional consegue ser ainda mais difícil de ser compreendido por quem não é especialista na área.

Por isso não é incomum se deparar com brasileiros que se aposentaram com erros, sem planejamento e sem um especialista ao lado e o resultado é um benefício com um valor baixo e que poderia ter sido muito maior se houvesse um planejamento prévio antes de efetivamente dar entrada na aposentadoria.

E quais são as vantagens de se planejar?

  • Saber qual tempo de contribuição possui em determinados regimes de previdência;
  • poder escolher o melhor benefício previdenciário;
  • saber o que pode ser feito para aumentar o tempo de contribuição;
  • projeção futura do benefício em vários cenários;
  • saber se compensa usar ou não os Acordos Previdenciários Internacionais;
  • entender melhor os desafios na aposentadoria no país em que reside;

Planejando sua aposentadoria você deixa de improvisar e passa a estar preparado para conquistar a aposentadoria que sempre sonhou, alinhada com seus objetivos pessoais e a sua situação financeira.

Afinal de contas, a aposentadoria é ato irrenunciável e irrevogável, e muitas vezes os erros cometidos não podem ser consertados, causando um imenso prejuízo ao trabalhador.

Dessa forma, percebemos que o pequeno investimento no planejamento previdenciário se paga, pois muitas vezes os erros custam muito mais caro que planejar a aposentadoria.

Não espere até as vésperas da aposentadoria para buscar um especialista, quanto mais cedo começar a se planejar e alinhar as estratégias para ter um benefício vantajoso, mais chances de alcançar esse objetivo lá na frente.

E aí? Analisando dessa forma, você sente segurança e tranquilidade para poder escolher, não é mesmo?!

Dica para Brasileiros que residem no Exterior

A dica de ouro para os Brasileiros que residem no exterior é fazer o Planejamento da sua Aposentadoria para saber previamente como ficará o seu benefício no exterior e no Brasil antes de requerer efetivamente o benefício. Desta forma, a análise individual de cada caso determinará qual é o melhor caminho a seguir.

Para lhe ajudar a entender melhor a aposentadoria no exterior, montamos o Guia Prático da Aposentadoria para Brasileiros que residem no exterior, que pode ser baixado gratuitamente, clicando na imagem abaixo, para lhe auxiliar a encontrar alguns caminhos possíveis para o Brasileiro que reside fora do país, conquistar a sua tão sonhada aposentadoria, bem como, trará algumas dicas sobre como ter um benefício mais vantajoso.

Leia mais sobre o Direito Previdenciário Internacional

Médico – 3 Motivos para Planejar a Aposentadoria Agora!
Dentista – Como Comprovar o Seu Tempo Especial

Últimas postagens

Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

Tire suas dúvidas com a gente!

Menu