Quem não imagina poder viver a melhor idade sem se preocupar com os gastos financeiros e apenas aproveitar essa fase da vida se dedicando aos seus sonhos e projetos. É o desejo de toda pessoa, não é mesmo?

As pessoas aguardam tanto por esse momento, que ao completar os requisitos exigidos para a concessão da aposentadoria, não pensam duas vezes: vão direto ao INSS requerer a Aposentadoria!

É nesse momento que as pessoas pecam, pois não realizam o planejamento da sua aposentadoria antes de ir diretamente ao INSS e muitas vezes o benefício concedido não é vantajoso, sendo muito triste para o trabalhador não ter o valor do benefício que esperava. Por isso, este post irá te auxiliar no que pode ser feito quando o valor do benefício for abaixo do esperado e, principalmente, como obter uma aposentadoria mais vantajosa, através do Planejamento Previdenciário.

Aposentadoria abaixo do esperado, e agora?

A comunicação da aposentadoria pelo INSS é realizada com o envio da Carta de Concessão para a residência do trabalhador. Nesta carta é informado o início do pagamento do benefício e o descritivo dos valores de contribuição que foram utilizados para chegar ao valor do benefício.

Por isso, a primeira dica que temos para você é: antes de sacar o valor do benefício, analise com cautela a sua Carta de Concessão, verificando se há algum erro no cálculo do benefício, se foram usados todas as contribuições no cálculo da Aposentadoria e se aquela regra de aposentadoria é a mais vantajosa para o seu caso.

Após anos de experiência na prática previdenciária, percebemos que é nesse momento que as pessoas erram e acabam ficando com uma aposentadoria abaixo do esperado, visto que não analisam a Carta de Concessão e vão direto sacar o valor do benefício.

Ao sacar o valor do benefício, o trabalhador concorda com o cálculo do INSS e o valor recebido, não podendo realizar o cancelamento da aposentadoria posteriormente.

Apenas em casos de revisão de benefício, seja por erro do INSS ou alguma outra tese é possível aumentar o valor do benefício.

Contudo, muitas vezes essas revisões demoram muito e o trabalhador acaba permanecendo com o benefício desvantajoso por algum tempo.

Dica

Assim, a nossa dica é a seguinte: se o valor da aposentadoria não for vantajoso, orientamos a não realizar o saque do valor disponível e analisar com um especialista no Direito Previdenciário se o INSS calculou o benefício da forma correta e se não há outra regra de aposentadoria mais vantajosa para o seu caso.

Importante ressaltar que é possível cancelar o benefício no INSS caso o segurado se arrependa da aposentadoria após ter recebido a Carta de Concessão e não tenha sacado nenhum valor do benefício.

Esse cancelamento do benefício no INSS não impede que o segurado venha requerer novamente a aposentadoria depois e também não há penalidades para o segurado.

Por que o Planejamento Previdenciário é tão importante?

O principal objetivo do Planejamento Previdenciário é fazer com que o trabalhador planeje a sua aposentadoria, verificando quais regras de aposentadoria se aplicam no seu caso e, principalmente qual é a mais vantajosa.

Dessa forma, fazendo o planejamento o trabalhador terá uma estratégia para obter um benefício vantajoso e não perder dinheiro na aposentadoria.

Como o Direito Previdenciário é complexo e possui vários requisitos, sem a ajuda de um especialista para lhe assessorar e indicar os melhores caminhos a chance de gastar tempo e dinheiro e não ter um retorno na aposentadoria é grande!

Outra dica valiosa é não esperar até as vésperas da aposentadoria para buscar um especialista, quanto mais cedo começar a se planejar e alinhar as estratégias para ter um benefício vantajoso, mais chances de alcançar esse objetivo lá na frente.

Por isso, montamos o Guia Prático: Planejamento Previdenciário – Descubra como obter um benefício mais vantajoso! O Guia pode ser baixado gratuitamente, clicando na imagem abaixo, para lhe auxiliar na conquista da tão sonhada aposentadoria. Baixe Agora!

Leia mais sobre o Direito Previdenciário

Acordo Previdenciário Brasil x Itália – Saiba como funciona
Deslocamento Temporário – Saiba como Funciona!

Últimas postagens

Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

Tire suas dúvidas com a gente!

Menu